Década 2000           

            A década de 2000 foi considerada como a viragem do milénio. Apelidada de o “Novo Milénio” e o último, uma vez que era esperado que terminasse o mundo, apologia defendida pelos esotéricos. A nível de acontecimentos mundiais e transformações políticas, sociais e económicas fica marcada pelos atentados terroristas, nomeadamente o atentado às Torres Gémeas no dia 11 de Setembro de 2001, pela entrada dos EUA no Iraque e as sucessivas guerrilhas que proliferaram no Médio Oriente. Saddam Hussein e Yasser Arafat morrem, é o término do governo de Fidel Castro em Cuba e dá-se a eleição do primeiro presidente negro (Barack Obama) da história dos EUA. A década de 2000 é, também, a viragem da moeda, o Euro torna-se a moeda oficial na Europa a partir de 2002. Esta década é também marcada por grandes preocupações ambientais como o aquecimento global que tem provocado uma grande instabilidade climática. É também uma década marcada por grandes catástrofes como o furacão Katrina e o tsunami no Oceano Índico. Segundo a ONU a década de 2000 registou o dobro das catástrofes da década anterior.

            Os jovens da década de 2000 são mais consumistas e mais influenciáveis, nomeadamente pelos media, devido à força que estes meios possuem neste novo milénio. Temáticas como a anorexia, bulimia, gravidez na adolescência, drogas, sexualidade na adolescência, virgindade, violação, etc, passam a ser muito relevantes na esfera pública. A ficção nacional alcança também grande relevo, através da transmissão de séries juvenis como “Morangos com Açúcar” que retratam o dia-a-dia dos jovens e abordam as temáticas supracitadas que, até então eram consideradas tabus para a sociedade. Esta foi sem dúvida a série de maior sucesso na década de 2000, sendo acompanhada pela maioria das crianças e jovens e, até outras faixas etárias.

            Os jovens começam a sair e a consumir álcool cada vez mais cedo, contudo, os espaços de lazer e de socialização da juventude começam a sofrer alterações devido à proliferação da tecnologia, dos videojogos e das redes sociais como o facebook, o hi5, o twitter, o MySpace e o Orkut.

            Na música, o grande acontecimento da década é a morte do artista pop Michael Jackson. Os ritmos urbanos (R&B, hip-hop e reggae) tornam-se a preferência da juventude e artistas como Outkast, Kanye West, Já Rule, Big Ali, 50 Cent, Eminem, Jay-Z, Ludacris, Beyonce, Joss Stone, entre outros dominam o panorama musical actual. O rock permaneceu um estilo popular embora mais apagado pelos novos e mais recentes estilos musicais, já no metal bandas como Limp Bizkit, Linkin Park, Papa Roach ou Evanescence foram fazendo grande sucesso entre o estilo. Ainda relacionado com a música e com a tecnologia nesta década a Apple revoluciona com o lançamento dos Ipod’s e é a era dos Mp3’s.