Testemunhos 

 

Testemunho 1 – Mulher, 28 anos 

  1. A situação da profissional face à sua formação de base

Actividade profissional relacionada com a formação de base, pois tem uma licenciatura em Direito e trabalha num Departamento Jurídico de uma empresa. 

  1. Tempos e lugares de formação e aprendizagem

Na própria empresa dá formação aos peritos (avaliadores/ averiguadores de sinistros). Apesar de ainda não ter tido acções de formação relacionadas com a área de trabalho, considera que o contacto com os colegas e a própria aprendizagem que faz, quer a partir da experiência, quer a partir da pesquisa de novos conteúdos/métodos, contribui para o seu processo de formação. 

  1. Percepções da profissional face à formação e aprendizagem

É sempre bom e útil ter formação e continuar a aprender para que o trabalho seja melhor desenvolvido, na medida em que não se pode ficar estagnado ou preso a conceitos pré-adquiridos. 

  1. Conteúdos dominantes do exercício do trabalho

Análise de relatórios de peritagem e consequente enquadramento em apólices de seguros; Elaboração de pareceres jurídicos relacionados com a indústria seguradora; Apoio técnico aos peritos. 

  1. Articulação entre a formação e o trabalho

A formação que a profissional teve adequa-se às suas funções profissionais que actualmente desempenha.

 
 

Testemunho 2 – Mulher, 53 anos 

  1. A situação da profissional face à sua formação de base

A profissional tirou um curso de secretariado e, posteriormente, fez o 12º ano e, actualmente, é coordenadora técnica (chefe de serviços de administração escolar). 

  1. Tempos e lugares de formação e aprendizagem

Várias acções de formação em outros estabelecimentos de ensino; aprendizagens do dia-a-dia. A profissional teve necessidade de se actualizar devido à função que desempenha como coordenadora das várias áreas de serviço – contabilidade, tesouraria, alunos, área de pessoal docente e não docente e economato. 

  1. Percepções da profissional face à formação e aprendizagem

A formação é necessária para continuar a evoluir, uma vez que “estamos sempre a aprender”. 

  1. Conteúdos dominantes do exercício do trabalho

Coordenação das diferentes áreas; permanente contacto com nova legislação relacionada com as áreas supramencionadas; atendimento ao público. 

  1. Articulação entre a formação e o trabalho

A formação que teve adequa-se às tarefas que desempenha.

 

 

Testemunho 3 - Mulher, 24 anos 

  1. A situação do Profissional face à sua formação de base

Trabalha numa entidade bancária, ou seja, na área onde se formou (licenciada em Gestão), considera o curso muito abrangente, de tal forma que, actualmente, exerce funções em apenas uma das áreas possíveis de trabalho. 

  1. Tempos e lugares de formação e aprendizagem

Possui um curso académico de 4 anos, numa faculdade pública, embora tenha complementado o seu currículo com um curso de informática, um de inglês, bem como, acções de formação e congressos – já na empresa onde trabalha – que considera, também, ter ajudado na sua formação. 

  1. Percepções do profissional face à formação e aprendizagem

Considera a sua formação adequada à sua actividade profissional, contudo, pensa que a “prática/experiência” é a melhor aprendizagem que existe, pois considera que a prepara melhor para o trabalho que desempenha. 

  1. Conteúdos dominantes do exercício do trabalho

Acha que o aspecto mais importante é a personalidade da pessoa, pois a profissão de gestora exige um grande espírito de inovação, criatividade, dinamismo que, em algumas situações, são mais valorizadas do que a formação académica.

No entanto, não desvaloriza a formação académica, em oposição, considera-a essencial, mas pensa que se existirem duas pessoas com a mesma formação, a decisão, assenta nas características que referiu – dinamismo, inovação, criatividade, etc. 

  1. Articulação entre formação e o trabalho

Considera existir uma grande articulação entre os dois, mesmo que em alguns aspectos se contradigam, pois afirma que “há determinadas coisas que se podem e se devem fazer – na teoria, mas depois na prática não podemos fazer, se queremos manter o emprego, como por exemplo: muitas vezes temos que seguir ordens superiores, mesmo que à partida e teoricamente sejam erradas”.

 
 

Testemunho 4 - Mulher, 50 anos 

  1. A situação do Profissional face à sua formação de base

Emprego numa fábrica têxtil sem qualquer formação (escolar) para tal trabalho – “se é que existe”. 

  1. Tempos e lugares de formação e aprendizagem

Quatro anos de escola primária, mais tarde fez o 9ºano pelas novas oportunidades (duração de um ano no curso RVCC) e, actualmente, frequenta o curso EFA para completar o 12ºano. 

  1. Percepções do profissional face à formação e aprendizagem

Considera não ser um trabalho que exija um curso superior, contudo, afirma que se não tiver a “prática e/ou experiência” necessária, não consegue obter sucesso. 

  1. Conteúdos dominantes do exercício do trabalho

Considera importante para o desempenho daquele trabalho, as características das pessoas, como o facto de “não conseguir estar parado”, (dinamismo), bem como saber trabalhar em equipa, pois “trabalhamos umas para as outras”. 

  1. Articulação entre formação e o trabalho

Considera não existir grande articulação, apenas existe entre a experiência e o trabalho.